Loja: Rua Fernando de Noronha, 1060 – Santa Cândida, Curitiba – PR

Conhecendo TUDO sobre a Própolis!

Produtos de própolis
Própolis in natura, extrato de própolis (gotas, spray) e composto de extrato de própolis com mel

O que é a própolis?

A própolis é um hormônio vegetal indispensável para a saúde das plantas. Sua principal função é proteger os brotos das plantas em crescimento contra ataques de fungos e bactérias. Nas gemas das plantas, as abelhas retiram o hormônio presente em forma de resina e o reaplicam na parte externa da colmeia.

A própolis e as abelhas

As abelhas, por meio de sua mandíbula e língua, realizam a mistura de resina com sua saliva e a estocam de forma temporária na parte de cima das patas superiores, também chamada de corbícula. Após armazenar a quantidade suficiente de resina, as abelhas voltam para a colmeia onde a depositam. Outras abelhas se juntam para adicionar outras substâncias, como a cera e pólen, formando assim a própolis.

A própolis na colmeia

Na colmeia, esse efeito de defesa da própolis é utilizado pelas abelhas contra microrganismos invasores e inimigos naturais, para vedar frestas e cavidades além de proteger contras as intempéries. Aplicada em regiões específicas, a própolis age como um vedante e antisséptico, protegendo o lar das abelhas.

A própolis e o apicultor

Para conseguir que a própolis seja consumida pelo ser humano, os apicultores extraem o produto das colmeias, onde a quantidade é maior do que nas plantas. Para isso, é necessário raspar a camada mais externa, onde a resina fica concentrada. Em seguida, essa casca seca é triturada e misturada com álcool. Da filtragem temos como resultado o extrato líquido de própolis puro. Por fim, o produto pode ser diluído em água ou misturado a outros ingredientes, tais como o agrião, menta ou mel.

A importância da própolis para a saúde humana

O extrato de própolis possui características que lhe permite ser um eficiente reforço imunológico ao organismo humano. Também atua contra infecções microbianas. Cada vez mais temos estudos que tratam das propriedades terapêuticas do uso da própolis. Desta forma a própolis é indicada para infecções do sistema digestivo, para fortalecer a imunidade, no tratamento de queimaduras e pele, contra infecções respiratórias e urinárias, como auxiliar na cicatrização e como antisséptico, além de ser indicado para condições de obesidade, diabetes e hipertensão. Além disso, a própolis tem função antiviral, antifúngica e antioxidante. A própolis é um excelente produto natural com vários benefícios para a saúde humana.

A própolis e a Loja da Unimel

Você encontra o extrato de própolis (30ml), o extrato de própolis em spray (30ml) e o composto de extrato de própolis com mel em spray (30ml) em nossa loja no Santa Cândida: Rua Fernando de Noronha, 1060 (Curitiba – PR). Faça seu pedido pelo nosso whats: 41. 9 9704 9760.